Sobre nós

 

 Liga dos Amigos do Hospital Ortopédico Santiago do Outão

 

Assinalou-se no passado mês de Novembro ano (2010) a passagem do 110º aniversário do Hospital Santiago do Outão. Não querendo deixar em branco a comemoração desta data, na qualidade de Presidente da Liga dos Amigos deste Hospital tecer sobre ele bem como sobre a nossa actividade, algumas palavras.

 

Em primeiro lugar quero saudar o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, na pessoa do seu Presidente Dr. Alfredo Cabral, bem como todos os profissionais e colaboradores do Hospital Ortopédico do Outão, não só pela passagem deste aniversário mas também pela atribuição a este Hospital, do Nível de Excelência Máximo em Ortopedia.

 

Agora e em tempo de balanço do trabalho que a Liga dos Amigos do Hospital do Outão tem vindo a desenvolver, das novas ideias que inculcámos ao espírito desta Liga e de todas as dificuldades enfrentadas congratulamo-nos com alguns sucessos alcançados.

 

Assim quero dizer para quem de tal não tem conhecimento que a fundação da Liga dos Amigos do Hospital do Outão ocorreu em 1994 e resultou do esforço de um grupo de amigos (no qual me incluo), liderados pelo seu maior impulsionador, Dr. Luís Gonzaga Machado, antigo Director desta unidade hospitalar e actual Presidente da Assembleia Geral da Liga. Era sua intenção, criarem meios para minorar os efeitos negativos inerentes à doença, durante a estadia hospitalar e consequente afastamento da família.

Usualmente dizemos que os nossos doentes são Especiais, pois que apenas têm dores físicas, mas  mantêm a  parte psicológica, de certo modo, saudável e para que essa parte saudável se não degrade o seu acompanhamento terá de ser mais intenso para que sinta o Hospital como um lar transitório e acolhedor.

Ao longo dos anos temos tido a ajuda dos sócios, do nosso corpo de voluntariado e de algumas entidades que se têm proposto, dar mais apoio aos que a nós recorrem e ajudar a construir esta instituição contribuindo, deste modo, para o sucesso desta missão solidária.

História do Projecto

Fazendo parte do Grupo de doze pessoas, que unindo corações, repletos de carinho e intenções solidárias, ajudou a fundar a Liga dos Amigos do Hospital Ortopédico do Outão.

Muitos objetivos se cumpriram, muitas ideias e sangue novo a nós se juntaram e passadas pouco mais de duas dezenas de anos a Liga continua com o mesmo ânimo e a mesma vontade de ajudar os nossos doentes.

Vontade essa que se define em colmatar, as suas dificuldades, com a ausencia, quase permanente, do carinho dos seus familiares, durante a sua reabilitação.

Estamos cá para ajudar, para lhes dar esperança de que as suas vidas apenas foram interrompidas por um lapso de tempo, que tudo voltará a ser normal, senã igual ao que foi outrora.  

Nossos utilizadores

A nossa Liga foi fundada por escritura notarial em 7 de Dezembro de 1994. Tem sede no Hospital do Outão e resultou do esforço dos fundadores em criarem meios para minorar os efeitos negativos inerentes à doença, estadia hospitalar e afastamento da familia.

Estas as razões que deram a origem à Liga dos Amigos do Hospital Ortopédico Sant'iago do Outão, uma associação de solidariedade social, sem fins lucrativos.

Contacto

ligadosamigoshoso HOSPITAL DO OUTÃO
SETÚBAL
2900
+265.543900 ligadosamigoshoso@hotmail.com